Lista de presentes
Olá meninas...
Recebi um email de uma noiva e leitora querida, a Luciara, com a seguinte dúvida:
Me caso em março do ano que vem. Estou montando minha lista de presentes, fiz uma lista em um site e outra em uma loja de departamentos da região que moro, e estou numa grande dúvida. Devo incluir na lista de presentes artigos como: sofá, TV LCD, geladeira? Fico pensando que se incluir poderia ser desagradável, mas também penso que teria a possibilidade de alguém querer dar um presente assim e por não estar na lista não comprar. O que você acha? Me ajuda!
Respondendo à pergunta da Luciara, venho colocar a minha opinião...
Lista de presente é algo que pro algumas vezes gera polêmica, já li algumas regras de etiqueta falando que não é fino, ou se fosse feita só deve ser comunicado caso o convidado pergunte por esta.
Já quanto ao valor dos presentes, eu penso que seria interessante colocar vários opções de preços e artigos, assim não constrange ninguém, e deixa presente acessíveis a todos os bolsos.
Mas, agora uma opinião mais pessoal ainda, estes dias conversando com uma amiga sobre o assunto, concluímos que presentes com uma valor mais significativo, só teríamos coragem de pedir aos nossos pais. Assim, eu não teria coragem de incluir um sofá em minha lista de presente e acho que se algum convidado tiver intenção de oferecer algo assim, certamente irá lhe consultar antes de comprar.
E vocês meninas o que pensam?
Beijos
Rô
9 comentários:
Oiii Ro... que saudade de vc!!!!
16/12/10 21:08espero que esteja tudo bem por ai!!!
Ro eu não vou colocar a lista de presentes no meu convite, farei a lista em um local apenas e se alguem perguntar sobre ela falarei, se não perguntarem é como não existisse!
Acredito que se vc esta convidando alguem não é pelo presente, mais pela presença dela não é???
daqui a uns dias vou colocar isso no meu blog e gostaria mtoooo da sua opinião!!!
saudadeeessss de vc!!!!
bjOOOOO
Eu acho que tem que incluir tudo, quem quiser dar está lá, né?
16/12/10 22:37Oi Rô,
16/12/10 23:13Eu acho q essa história de não poder colocar onde está a lista por causa de etiqueta é mais na teoria do q na prática. Pq os noivos sempre estão na correria e dificilmente conseguem encontrar com todos os convidados, q tbm querem mais praticidade na hora de poder presentear os amigos. Entre os meus convidados tenho pessoas de todas as classes sociais e coloquei o tal do cartãozinho dizendo onde temos lista. TODOS adoraram. Tbm coloquei tudo o q gostaria de ganhar, desde coisas de R$ 6,00 a R$ 6.000,00. Ninguém é obrigado a nada, mas se vc não coloca, nunca terá a oportunidade de receber. Concordo q não se convida pensando em presentes, mas com certeza tbm é mto bom qdo quem já amamos nos dão ainda mais essa demonstração de carinho.
Fica aí a minha sugestão da dúvida q vivi na pele.
Beijos,
Também acho q tem q colocar tudo que vc quer ganhar..Afinal sempre aparece um anjinho pra te dar..rsrs
16/12/10 23:35Eu acho que a lista serve para isso mesmo, para sugestões de presentes, quem quiser dá o que está lá, quem quiser dar outras coisas dá... Mas acho importante na lista ter coisas de todos os preços.
17/12/10 10:02Alias, eu acho muito feio essa "tradição", todo mundo acha OBRIGATÓRIO dar presente de casamento, já vi muita gente não indo em casamentos pq não tinha dinheiro pra comprar presente... E acho que se os noivos convidaram é pq queria a presença da pessoa, não pq queria presente.
Bjs
Assim... Geralmente essas coisas mais caras não costuma-se colocar na lista pois gera sim muito constrangimento, principalmente se os convidados não são muito da era da "facilidade". vejo isso com minha familia, quando um primo ou um amigo ia casar e vinha o aviso da listinha, os únicos comentarios eram de como exagerada era a lista só tinha coisa cara e de marca e td mais... Minha mae deixou de ir a varios casamentos por causa disso acredita?
18/12/10 23:57Então... Essas coisas mais caras - que geram mta polemica - o melhor é deixar fora da lista... Afinal, esses são itens ESSENCIAIS de qualquer casa, e quem é que vai ficar esperando passar o casamento pra depois mobiliar a casa com o que falta?
Oi,
4/1/11 17:21acho válido indicar que existe uma lista de presentes, não vejo pq isso pode ser ruim.
Afinal quando vamos a uma festa sempre levamos algum presente.
O ideal, eu acredito que seja, é colocar presentes de preços variados. Alguns baratinhos e outros mais caros.
os presentes mais caros msm, tipo geladeira, sofá, tv etc, acho melhor ficar com a família e padrinhos.
bjs
Sempre tive essa dúvida em relação a presentes caros e como seria a reação dos convidados se eles estivessem na lista. Bom meu primo casou no ano passado e a cerimonialista responsável surgiu com uma ideia muito interessante, eles criaram um blog em q falavam sobre tudo q estava acontecendo nos preparativos do casamento, entre estes, a lista de presente e para os presentes caros existia a possibilidade de os convidados comprarem cotas, ex: uma máquina de lavar que custava mil reais, era dividida em cotas de 25, 50 e 100 reais e os convidados podiam escolher a cota q desejassem. Ele fizeram isso pra mais de 8 itens da lista e ganharam todos. Assim puderam pedir os presntes caros e nào causaram costrangimento. Espero ter ajudado bjss
5/1/11 04:02Oi,
13/1/11 13:44Eu partilho de sua opinião. Acho cômodo ter a lista, tanto para os convidados quanto para os noivos, pois uma vez fui convidada para um casamento que não tinha lista e fiquei perdida sobre o que dar. Hoje em dia as pessoa sestão acostumadas com a lista, facilita!
Agora, presentes caros na lista eu sou contra... concordo quando diz que se uma pessoa tem interesse em dar algo de maior valor, com certeza irá consultar os noivos...
Postar um comentário