27 de mai. de 2010

Faça você mesma! Será?

Olá meninas...

Estou tão feliz que a promoção está de vento em popa, continuem assim que eu prometo sempre que possível trazer presentinhos para vocês. Mas, vamos à nossa conversa de hoje.

Eu sou uma pessoa que defende a econômia no casamento. Uma das formas que acredito que ajuda nisto é o "faça você mesma" e sempre digo que: Se você souber fazer algo dos itens do seu check list, ou tiver algum parente ou amigo que saiba e esteja disposto a ajudar, FAÇA ou peça ajuda.
Eu mesma quero fazer algumas coisas para aliviar meu orçamento casamentício, em outras vou contar com ajuda do noivo e da minha mãe. Entretanto, algo que sempre me vem à cabeça quando penso nisto é: E se ficar com cara de "feito em casa"?
Quando digo feito em casa, é que existe o risco de que não fique tão bonito, tão bem acabado, com os materiais adequados, com cores que não "ornam".
Hoje, pesquisando por aí, vi um fórum onde noivas mostravam o que tinham feito em seus casamentos. Muitas coisa eram lindas, pareciam mesmo feitas por profissionais, já algumas não me agradaram muito... muita tinta, muita fita, muito laço, algumas artes de convites que deixavam a desejar... Claro que não vou colocar exemplo nenhum aqui, mas quando vi algumas fotos fiquei pensando, será que realmente compensa fazer em casa e dispensar o trabalho de um profissional?


Então pensei em algumas dicas para quem, assim como eu, vai se arriscar:

Você tem jeito pra coisa? Sinceramente, eu só irei fazer aquilo que acho que dou conta. Ainda tenho a sorte de ter uma mãe e um noivo habilidosos. Mas uma coisa que caí fora por exemplo, foram as forminhas feitas em casa,  fiz os testes e vi que elas não estavam saindo do meu agrado, o corte não ficava muito bom, então desisti.

Pesquise muito:  A internet está cheia de passo a passos. Procure dicas em sites de profissionais e afins. Procure também saber os materiais mais indicados.

Pesquise valores: Faça um levantamento de preço dos materiais e também considere o seu tempo disponível, depois compare com orçamentos de profissionais que oferecem o artigo que você está pensando em fazer. Certamente um convite simples feito por um profissional, e bem acabado ficará muito mais bonito e apresentável do que um convite box feito em casa, e certamente o primeiro caso será mais em conta que o segundo.

Use o bom senso:  Tenha cuidado nas cores que você mistura, nos materias que você usa. Não misture tudo, que poderá parecer um carnaval. Vi envelope tão cheio de fitas que certamente os convidados gastaram mais tempo abrindo o convite que  lendo. Isto vale também para quando for fazer a arte dos convites, não precisa misturar foto, mais caricatura, mais flores. Prefira sempre menos.

Faça um teste: Antes de sair por aí, comprando todos os materiais e gastanto todo seu dinheiro é melhor testar e ver como  você se sair, e como ficará o resultado. Compre menos material, faça pelo menos uns quatro testes, e depois peça opinião para a família, e claro, peça que eles sejam sinceros. Ou coloque no seu blog, e peça para as noivinhas, palpitarem, rs.

Pense na quantidade: Isto estou falando por experiência própria. Ok, 100 forminhas de doces eu faria tranquilamente, e 2000 será que faria numa boa também? Mais um motivo que me levou a desistir de fazer as forminhas.

Comece com antecedência: Não adianta querer conomizar em tudo, abraçar o mundo com as pernas, e um dia antes do casamento estar um poço de stress porque não terminou tudo. Então planeje bem o que irá fazer, calcule o tempo necessário e se você o tem disponível, e então mãos a obra.


Beijos meninas,

E não deixem de participar da nossa promoção!




(Fonte imagem: aqui)

21 comentários:

Juju disse...

Ro eu sou super defensora do faça voce mesmo, desde que vc dê conta e saia algo bonito. Pq senão a economia vira mãe da porcaria, aí não rola né. Gasta duas vezes.
Beijocas

27/5/10 20:50
Thaís disse...

Oi Rô, super amo seu blog, acompanho cada postagem sua e comentei pouquíssimas vezes, ridícula, eu sei, ainda mais sendo uma blogueira tbm... Eu, como vc, defendo totalmente o faça você mesma, mas apenas se vc tiver o talento para tal, eu fiz meu Save The Date (com a ajuda do meu habilidoso photoshoper irmão,)pretendo fazer meus convites, testarei antes, senão der certo, contrato, que queria fazer meu buquê e meus arranjos de mesa, mas acho que não vai rolar, não terei tempo... As lembrancinhas minha sogra-artesã que fará... Bom algumas coisas dá pra fazer mas como vc disse "abraçar o mundo com as pernas" impossível, a noiva não pode esquecer que é a NOIVA! kkkk

Beijos!

28/5/10 00:27
aninha disse...

Otima dica Rô ... realmente tem q ter habilidade para fazer as coisas em casa... é claro, que as vezes se economiza... mais sera q vale essa economia???
Acredito q nem sempre!
bjO

28/5/10 08:35
Jessica disse...

Oieeeeee
Vou participar da promoção...preciso me increver...q agora eu ganho...rsrsrs
Eu sou adepta do faça vc mesmo...já te contei né...q algumas coisas do meu casório eu que fiz...mas da forma como vc disse...nada que tomasse mto meu tempo, pq não queria me estressar...
Bjoooo

28/5/10 09:01
Gleise Oliveira (Dê) disse...

Oi Rô, é realmente voce tem toda a razão, já cansei de ver por ai "Faça vc mesma e vire uma porcaria" queria muito fazer algumas coisas do meu casório mas não levo jeito, talvez, algumas etiquetas, slide show algo que eu sei que sou boa, mas me arriscar não dá né?rs
bjo

28/5/10 10:00
Erikinha Bertholdo disse...

Oieeee Rô nossa qto tempo que naum venho aki mas ja estou participando da promo uhuuu vamos ver se tenho sorte hehehe

beijos

28/5/10 10:13
Poliana Canha disse...

Sinceramente, eu fui uma noivinha abraçe a o mundo, mas com certa noção. Por exemplo as lembrancinhas acabei mandando fazer porque elas não ficariam prontas se fossem feitas por mim. Gastei bem pouco a mais do que se fizesse em casa e valeu a pena ter tido esse tempo "livre" pra terminar outras coisas.

òtimas dicas!
Bjssssssssssssss

28/5/10 10:32
Marcinha disse...

Olha, eu tambem concordo com você tudo que vamos fazer temos que usar o bom senso os convites eu ñ arrisquei a fazer pois achei que ñ ia ficar bom as forminhas eu estou fazendo vou fazer 1.000 com a juda da minha mãe e minha irmã sozinha eu ñ faria porque ñ daria conta esta ficando bom agora é só isso porque o restante preferi contratar e comprar pronto para não me estressar.

28/5/10 10:39
Marcelly disse...

Eu acho super qdo a noivinha faz algo ela mesma para o seu big day !
Mas, com certeza têm q fazer bem antes e realmente ver se ficou bom o negócio, rsrs !!!
Beijocas !

28/5/10 11:04
Unknown disse...

Ameeeiii.. ótimas dicaas..
temos que pôr sim numa balança e ver se compensa!!

Amo o Blog!

Beijos

28/5/10 11:06
PAT disse...

Oi Rô....
Menina... eu não tenho dom para nada!!!! consigo fazer um reta-torta usando a regua!!!!kkkkkk
Essa parte de façã vc mesma não vai rolar!
Mas acho uma dica legal pra quem tem o dom!!

Bjão da Paty
http://patyysantos.blogspot.com/

28/5/10 11:40
Unknown disse...

Falou tudo Rô :))))

28/5/10 15:59
Um luxo só! disse...

Oiee... tudo bem?
Querida, venha conhecer o meu mais novo trabalho. Estou começando agora a trabalhar com decoração de Chás de panela, lingerie....
Venha participar.
Um grande beijo!
Thalita Mendes

28/5/10 17:33
disse...

RÔ, SIMPLESMENTE AMMMMEEEEIIII TEU POST!
SOU ADEPTA DO "FAÇA VC MESMA", MAS JURO QUE ÀS VEZES TENHO ESSAS MESMAS DÚVIDAS... SOU SUPER HABILIDOSA, TENHO JEITO PRA COISA, MAS MEU MEDO É NÃO DAR CONTA DE TUDO... SERVIU MUITO BEM PRA MIM!
BJÃO E ÓTIMO FINDI!

28/5/10 17:51
Charlene disse...

Rô,

Ta vendo eu sumi e fiquei sem a promoção! buaaaaaaaa

28/5/10 18:09
Priscylla e Eduardo disse...

Eu tb.. Estava sumida, toda atolada e perdi a promotion!! =S

Mas vc tá certo! No que conseguirmos, vale a pena o esforço e colocar a mão na massa! Eu pretendo decorar minhas havaianas, fazer as forminhas...

Tomara que dê tudo certo! hehehe

beijinhos!

30/5/10 00:11
Simplesmente Luísa disse...

adorei!

30/5/10 23:25
Taty N.S. disse...

Oi Rô, otimas dicas, eu quero fazer tudo q conseguir no meu casamento, mais tipo tomando cuidado, p q o q for fazer saia lindo, não da para abraçar o mundo né...
O que tenho certeza é dos noivinhos do bolo, esse vou fazer mesmo. Tenho sorte que sou habilidosa com essas coisas...
Bjos e boa semana...

31/5/10 09:10
Kaka Antunes disse...

Adorei o post, sou super adepta ao faça vc mesmo, + tenho medo de ficar feio, sou bem exigente, gosto de detalhes ... para o meu noivado vou arriscar fazer algumas coisas, espero dar certo.

Bjs

31/5/10 12:57
eliane disse...

oi bom dia adorei seu site, eu estava precisando de um modelo de convite de chá de panela queria artesanal chique barato e de bom gosto tem alguem que pode me da uma ideia, beijos grandes.

18/11/10 11:26
Marriellen disse...

adorei seu blog...bem mtas coisas estou fazendo pq tenho tempo, habilidade e amo fazer dá um orgulho sabe?!..mas quem não tem eh melhor não arriscar msm..

eu fiz os 10 convites dos padrinhos, os 30 veuzinhos das solteiras, as 150 gravatinhas, os convites das daminhas, os 250 porta guardanapos e as 1000 forminhas tudo isso em 2 meses e SOZINHA.

pq moro bem longe da minha familia com meu noivo e ele viaja a semana inteira e relembrando EU TENHO TEMPO...
com amor e dedicação dá tudo certo mas pra não ficar feio vc tem que SABER e GOSTAR de fazer e claro TER BOM SENSO DE QUE NÃO É SÓ PQ VC FEZ QUE TEM QUE USAR..vai que não fica tão legal assim né..;)

30/8/11 01:00